A Prefeitura de Amapá do Maranhão, na administração da Prefeita Tatiane Maia de Oliveira(Tate do Ademar), repudia a informação divulgada por um site da região, com o título Idosa é obrigada a comprar material básico pra fazer curativos por falta em postos de saúde.
 
A administração municipal representada pela sua gestora destaca os seguintes pontos.
 
1- Em um vídeo divulgado em rede social por um parente da idosa, o mesmo cita que a senhora mora em Maracaçumé e está em Amapá do Maranhão na residência de sua filha aos cuidados da mesma. De acordo com informações da direção do posto Ivete da Silva Lemos, no momento que a senhora que é Diabética deu entrada ao posto com ferimento na perna, tinha material sim para fazer o procedimento correto. 
 
2- O atendimento de saúde é direito de todos, a mesma idosa já foi levada cerca de 4 vezes na Ambulância do município para Gov.Nunes Freire, quando o quadro de saúde dela estava alterado.
 
3- O abastecimento na farmácia básica do município é feita semanalmente com 

o objetivo de promover  acesso gratuito da população a medicamentos. Confira um resumo dos medicamentos disponíveis de forma gratuita para população. Diabetes – (Glibenclamida Metformina), Hipertensão– Captopril e outros, Analgésico– (Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco e Buscopan), Verme–  Albendazol,  Mebendaz e pra diversas infecções e tratamentos são Dexametasona, Ampicilina, Amoxicilina, Cefalexina, Azitromicina, Metoclopramida, Penicilina, Nistatina, Metronidazol, Sulfato ferroso, Vitaminas B & C injetáveis entre outros, Xaropes – Ambroxol,Dexclorfeniramina e muitos outros.

4-  A gestão atual destaca que os recursos públicos oriundos da saúde são aplicados de forma responsável e correta para oferecer um atendimento público de qualidade aos amapaenses. 

                                         Atenciosamente Prefeita Municipal Tatiane Maia de Oliveira(Tate do Ademar)

Avanços na saúde de Amapá do Maranhão 

Nestes dois anos da administração da Prefeita Tate do Ademar, a saúde municipal avançou muito comparando a gestões passadas.  

Hoje no município é realizado exames de transvaginal, ultrassonografias(abdominal, pélvica), exame de próstata, exames laboratórias realizados na sede e  zona rural.  

A saúde pública de Amapá do Maranhão conta hoje com profissionais de fisioterapias, nutricionistas, psicólogas, dentistas e médicos para atender toda população amapaense. Vale destacar que na gestão anterior não havia todos estes profissionais no município. 

A prefeitura garante marcações de exames avançados( mamografias , ressonâncias, entre outros)para o Hospital regional de Pinheiro e ainda transportes gratuitos para levar os pacientes. Outro avanço que nas gestões passadas não tinha. 

No município existem 03 PSF funcionando a todo vapor contribuindo de forma direta para o desenvolvimento da saúde municipal e a farmácia básica como já divulgado tem o seu estoque renovado semanalmente mostrando a seriedade do governo municipal. 

"Podemos  destacar também que os profissionais da área da saúde, assim como os demais recebem seus proventos em dia. Hoje  a nossa cidade vive um verdadeiro avanço na saúde os profissionais  trabalham com responsabilidade para atender da melhor forma possível os nossos munícipes." Ressumiu o Secretário de Saúde Raimundo Leal.

"Os nossos avanços estão incomodando nossos opositores, mas tenho plena certeza que a população está feliz com o atendimento de saúde oferecido no município. Hoje o governo atual está de parabéns pois a saúde está em constante avanço e ainda vem muitas coisas boas pela frente." Frisou o chefe de gabinete e líder político Ademar Santos.

Em destaque a prefeita Tate do Ademar enfatizou " Os avanços  na saúde de Amapá do Maranhão estão notórios. Somos cientes que todos os pequenos municípios maranhenses enfrentam problemas, mas fazemos o máximo para atender as necessidades da população e atualmente podemos afirmar que avançou pra melhor a saúde em nossa cidade."