Com o tema: “Democracia e Saúde; Consolidação e Financiamento do SUS”, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e o Conselho de Saúde de Amapá do Maranhão (CMSAMA ) realizaram a oitava edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na última quarta-feira (20), no auditório da Assembleia de Deus, na cidade de Amapá do Maranhão, na Região do Gurupi.

Representantes de vários segmentos da sociedade participaram do evento, entre eles usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais, gestores e demais prestadores de serviços do SUS.

“A Conferência é uma forma democrática de traçarmos diretrizes para as políticas públicas que fortaleçam o nosso sistema de saúde pública”, afirmou o secretário de saúde Raimundo Leal.

Em sua essência, a VIII Conferência discutiu três eixos temáticos Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Para a prefeita Tate do Ademar o encontro ajuda a balizar o sistema público de saúde de Amapá do Maranhão: “Foi muito importante a participação efetiva da população de Amapá do Maranhão nessa conferência porque a partir desses debates, dessas discussões envolvendo a todos, entre profissionais, gestores e os moradores nós poderemos traçar novos caminhos sempre em busca de melhorias para o nosso sistema de saúde”, disse a prefeita.